jo3.png

JOÃO DE OLIVEIRA

Cozinha de Produto & Gestão de Processos

João de Oliveira é um lisboeta aficionado da cozinha de produto de cariz sazonal e assente sobre o conhecimento das especificidades de cada território, resultantes da evolução histórica e da apropriação humana do espaço. Praticante de um estilo de vida saudável que mantém desde o final da adolescência, a partir das vivências na Vasconha, a vila de origem do pai no Centro de Portugal e das férias passadas coma família da mãe em Evoramonte e Estremoz , assumiu responsabilidades como monitor em campos de férias e instrutor de desporto aventura (escalada, caiaque, caminhadas, rafting, slide, espeleologia, entre outros), atividade que o levou a percorrer Portugal, Espanha, Inglaterra e Suiça.


João de Oliveira inicia-se na restauração no Reino Unido, depois de cursar Geografia na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Nova de Lisboa e na Universidade de Aberdeen. 


Começou em Aberdeen, na sala do Ciao Napoli, que acabou a chefiar, e passou depois para o Olive Tree, na mesma cidade, onde transitou para a cozinha, re-iniciando a formação e ascensão profissional que culminaria no Malmaison Hotel, à frente da brigada do restaurante Chez Mal Brasserie & Bar antes de voltar a Portugal em 2010.


A Geografia ficou em suspenso, e na Escócia nascia um cozinheiro português, que trocou o desporto aventura pelo Lacrosse, que ainda hoje pratica. O Cascas, na praia da Conceição em Cascais foi o primeiro restaurante em Portugal, a que se seguiu a colaboração com Miguel Laffan em vários espaços do Grupo Santa Maria em Lisboa. Em 2015 passou para a cozinha do Volver, um espaço em Lisboa dedicado às carnes maturadas, onde serviu Axel Rose duas noites consecutivas, antes de assumir a liderança no Hotel Londres na Linha do Estoril, entre 2017 e 2020. Pelo meio colaborou com produtores de vinho e conservas, realizou apresentações em feiras profissionais, foi júri em provas de vinho e concursos em Espanha e colaborador em eventos culturais, como o almoço-performance de Tatsumi Orimoto que juntou 800 pessoas no Convento de São Bento de Cástris em Évora, ou as festas da ARCO em Madrid.     


Atualmente dedica-se à consultoria, tirando partido do capital intelectual acumulado e da formação obtida nos diversos espaços e mercados onde foi convidado a trabalhar.  

 
 
joao_padrao-33.png

CONTATOS

Rua do Poço dos Negros, 174 1º, 1200-342 Lisboa, Portugal

+351 213 976 242